Sicoob Coopacredi | Sicoob Coopacredi - Cooperativa de Crédito

Sicoob Coopacredi

Sicoob Coopacredi


Conselho de Administração do SICOOB COOPACREDI


O Sicoob Coopacredi foi constituído em assembleia geral em 24 de outubro de 1990, por iniciativa de 20 produtores rurais de Patrocínio, de diversas atividades rurais, com o nome de Coopacredi - Cooperativa de Crédito Rural da Região de Patrocínio Ltda., situada à Av. Faria Pereira nº. 2418 - centro de Patrocínio MG, registrada na OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, filiada à Cooperativa Central de Crédito Rural de Minas Gerais Ltda.- CREDIMINAS e registrada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – JUCEMG.

Iniciou suas atividades em 07 de julho de 1991 com apenas três funcionários. O Sicoob Coopacredi surgiu como uma forma de organização, em termos econômicos, da classe de produtores rurais de Patrocínio e região, como uma instituição de crédito para os seus associados produtores rurais.

A instituição é regida pelas normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional, pelas regulamentações estabelecidas pelo do Banco Central do Brasil S/A (BACEN), pela Lei nº. 5764 de 16-12-71 e Resolução 3.321 de 29-09-2005 do Banco Central do Brasil (BACEN) e por seu Estatuto Social.

Crescimento do Sicoob Coopacredi

No decorrer dos anos, o Sicoob Coopacredi cresceu consideravelmente, gerando contratação de mais funcionários, para melhor atender seus associados. As suas estruturas e instalações foram ficando pequenas diante da quantidade de associados que iam aderindo a ela, necessitando inclusive de cinco mudanças de endereço, procurando sempre melhores instalações para melhor servir e atender as demandas de seus associados. Hoje a sede do Sicoob Coopacredi está instalada à Av. Rui Barbosa, 299 – no centro de Patrocínio.

Em 2009, comemorou o fato de poder ampliar sua área de atuação com a autorização do Banco Central da livre admissão de associados. A partir daí passou a ser a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Patrocínio e Região LTDA, podendo assim ter como associados todos os segmentos da sociedade: produtores rurais, empresários, pessoas físicas e jurídicas.

Natureza do negócio e ramo de atividade

Por ser uma Cooperativa de Crédito, seu ramo de atividade está direcionado na captação de recursos, concessão de créditos (empréstimos e financiamentos), prestação de serviços (recebimentos de contas), formalização de convênios com outras instituições financeiras, bem como aplicações de recursos no mercado financeiro, inclusive depósitos à prazo com ou sem emissão de certificado, visando preservar o poder de compra da moeda e rentabilizar os recursos financeiros de seus associados.

Trata-se de uma empresa Cooperativista, de responsabilidade limitada, onde os proprietários são os seus próprios associados, inclusive com direito a participação nas sobras por ocasião do fechamento do balanço.

O Sicoob Coopacredi é uma instituição financeira cooperativista que presta serviços à comunidade e seus cooperados. A cooperativa trabalha para o desenvolvimento sustentado de sua comunidade através de políticas aprovadas pelos membros.

Expansão

Com o passar dos anos e com o crescimento significativo do Sicoob Coopacredi, surgiu a necessidade de difundir e de ampliar seus negócios e assim fortalecer ainda mais o Sicoob Coopacredi. Neste sentido o Conselho de Administração, definiu abrir um PAC - Posto de Atendimento Cooperativo na cidade vizinha, Guimarânia, em novembro de 1998, consequentemente em Serra do Salitre em agosto de 2000, em Coromandel em novembro de 2005 e em São João da Serra Negra (distrito de Patrocínio) em outubro de 2014.

Foi ainda ampliada e reformada a sede de Patrocínio melhorando significativamente o atendimento. Ainda assim, o Conselho de Administração decidiu, com apoio dos associados em Assembléia, construir uma sede própria. Foi adquirido um terreno em local nobre na cidade (na Av. Rui Barbosa, antigo estacionamento do Supermercado Manoel Nunes) onde será construído um prédio novo e moderno. As obras estão programadas para serem iniciadas em 2017. 

A agência de Coromandel mudou de endereço num espaço reformado, mais amplo e dando mais conforto para o associado. A agência de Guimarânia também mudou de endereço no dia 30/11/2015, passando a funcionar em um prédio novo com ótimas condições para associados e colaboradores.

O Sicoob Coopacredi adota princípios que valorizam o atendimento, geração de valor para o associado, cooperação entre colaboradores e cooperados, crescimento sustentável e postura ética. Tem ainda o compromisso com o desenvolvimento da região, oferecendo produtos e serviços de excelência.

Além de soluções financeiras as cooperativas de crédito são a prova de que o sonho pode virar realidade: de que é possível crescer, sendo parceira do desenvolvimento das pessoas e das comunidades. A cooperação e solidariedade são o caminho para fazer nossos associados mais felizes.