Segurança na Internet | Sicoob Coopacredi - Cooperativa de Crédito

Segurança na Internet

Segurança na Internet

- Seus dados pessoais e bancários são confidenciais e, para que não caiam nas mãos de pessoas indesejáveis, antes de digitar sua senha no internet banking do Sicoob (SicoobNet):

- Certifique-se de que você está na página correta:https://ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp.

- Note que no início do campo "endereço" surgem as letras "https".

- Certifique-se de que ninguém o observa ao digitar sua senha.

- Evite utilizar computadores públicos ou de terceiros para acessar sua conta ou qualquer informação sigilosa. Só utilize equipamento efetivamente confiável.

- Evite atalhos e digite você mesmo, no seu navegador, o endereço para acessar o site do Sicoob. Nunca entre no site a partir de links presentes em outros sites na internet ou em mensagens recebidas.

- Instale e mantenha atualizado um antivírus e um firewall pessoal em seu computador. Dê preferência a programas conceituados que façam atualizações automaticamente.

- Ao finalizar suas transações no internet banking do Sicoob sempre encerre a sessão clicando no botão "Sair" ou fechando o navegador.

- Não execute aplicações, nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, cavalos de tróia e outras aplicações prejudiciais. Embora ocultas para o usuário, elas permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, com base em informações capturadas após a digitação no teclado.

- Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para o seu computador) de sites que conheça e saiba que são confiáveis.

- Para proteger seu computador e evitar problemas, configure seu navegador para sempre pedir autorização antes de fazer download ou executar arquivos de internet, uma vez que eles podem conter vírus e você evita que suas informações sejam rastreadas por empresas ou pessoas indesejáveis.

- Não use programas piratas ou de origem desconhecida. Cópias ilegais podem conter programas maliciosos.

- Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois, geralmente, incorporam melhores mecanismos de segurança.

- Realize todas as atualizações de segurança disponibilizadas pelo fabricante do sistema operacional e do navegador. Elas evitam que vulnerabilidades já conhecidas sejam exploradas por programas e sites maliciosos.

- Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, as políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

- Evite salvar senhas no computador ou navegador. Procure memorizá-las e nunca fornecê-las a terceiros. Dessa forma, você mantém sua privacidade e evita que pessoas desconhecidas tenham acesso aos seus e-mails.

- Apagar manualmente informações sobre os sites visitados em seu computador, incluindo conteúdo e quaisquer nomes de usuário, uma vez que outras pessoas que o usarem podem visualizar essas informações.

- Ao visitar um site desconhecido, procure no fim da página sua "Política de Privacidade". Leia com atenção as informações sobre como os seus dados serão utilizados, compartilhados e protegidos, e como você pode editar ou excluí-los. Se não houver nenhuma declaração de privacidade, procure outro site.

- Minimize detalhes que o identifiquem ou ainda que identifiquem sua localização, e procure inserir somente as informações necessárias – geralmente marcadas com asterisco (*) - em formulário de registro ou sites de empregos.

- Evite compartilhar informações pessoais em redes sociais, uma vez que pessoas para as quais você não forneceu seu endereço eletrônico podem ter acesso sem a sua permissão.

- Ao utilizar um roteador Wireless (Wi-fi), crie uma senha para acesso às configurações do equipamento. Dessa forma, sua navegação internet fica mais protegida e você evita que pessoas indesejáveis tenham acesso às suas configurações. Para obter auxílio, consulte um técnico habilitado e de sua confiança.

- Fique atento a e-mails SPAM que aparentam vir de uma fonte segura ou de um amigo, mas são na verdade desenvolvidos para que você faça download de um vírus ou que seja direcionado para um site fraudulento e revele informações confidenciais.

- Chame um técnico de sua confiança sempre que você suspeitar que seu computador possa estar infectado.

- Certifique-se também de que as demais pessoas que utilizam o seu computador tenham conhecimento e sigam as orientações de segurança.

- Quando houver necessidade de pagamento através do internet banking do Sicoob, observe atentamente durante a digitação se as informações que estão sendo digitadas estão de acordo com as informações que estão aparecendo na tela. No momento da confirmação do pagamento, confira se as informações mostradas na tela estão de acordo com o que foi digitado.

- No caso de pagamento de boletos bancários, observe na tela de confirmação se o código do banco (primeiros três dígitos do boleto) estão de acordo com o emissor do boleto bancário que está sendo pago. A lista com os códigos e seus respectivos bancos está disponível no site da FEBRABAN.

- Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o Sicoob pelo email: seguranca@sicoob.com.br.

A Prevenção é a melhor forma de segurança!

Ajude o Sicoob a combater as fraudes.
Se você suspeitar de alguma fraude contra o Sicoob, DENUNCIE!
Encaminhe email para: denunciefraude@sicoob.com.br